A ansiedade é uma resposta natural do corpo a situações que são percebidas como ameaçadoras ou estressantes, associado ao mecanismo de luta ou fuga do corpo. É uma emoção comum experimentada por todas as pessoas em algum momento de suas vidas e serve como um alerta, preparando o organismo para lidar com desafios.
Apesar da ansiedade ser uma emoção, ela é mais instintiva e está ligada ao nosso instinto de defesa, de sobrevivência. Por isso ela causa um conjunto de reações físicas, emocionais e comportamentais, que sinalizam o nosso corpo entrando em estado de alerta.
Ou seja, ansiedade é como um alarme do nosso sistema de segurança, que nos avisa quando devemos nos preparar para um perigo potencial. É uma reação automática do nosso corpo em situações em que nos deparamos com algo incerto, desconhecido, ou desafiador.
É importante saber que o que diferencia a ansiedade do medo é o objeto da preocupação. O medo é uma resposta a uma ameaça iminente, conhecida, enquanto a ansiedade é uma resposta à possibilidade de uma ameaça, de algo ruim que pode vir a acontecer. Enquanto o medo é uma emoção mais direta e específica, a ansiedade tende a ser mais difusa e abrangente.