A dependência emocional, ou codependência, é uma condição emocional e/ou comportamental, que afeta a habilidade da pessoa de manter uma relação saudável e satisfatória. Ela também pode ser caracterizada como um apego tóxico a outra pessoa.
Ela diz respeito a uma carência afetiva excessiva de um indivíduo para o outro. A pessoa dependente sente que não pode existir sem a presença do outro. É como se só pudesse ser feliz, realizada, motivada e satisfeita com o outro, desconsiderando inconscientemente a própria individualidade e a individualidade do sujeito pelo qual tem apego. De modo que a relação com outro pode ser embasada no amor, mas o sentimento tem um fundo patológico.
É importante entender que esse apego excessivo é mais notável em relacionamentos amorosos, mas pode acontecer em diversos outros âmbitos, como o familiar e o de amizade, por exemplo. Além disso, geralmente, nas relações de dependência emocional existe muito ciumes, possessividade, um desejo constante de ser “tudo” para o outro para ter estabilidade emocional, o que acaba desgastando o relacionamento e causando muito sofrimento.
Como identificar a Dependência Emocional?
Dificuldade de tomar decisões sozinho
A pessoa dependente pode agir quase como uma criança, demandando que o outro a ajude a tomar decisões, ou que faça isso por ele. Isso acontece porque a pessoa se sente incapaz de fazer isso sozinha.
Dependência da Avaliação dos Outros
A pessoa costuma se validar de acordo com o que os outros pensam. Da mesma forma, se o parceiro fizer alguma crítica negativa, o dependente emocional pode ter sua autoestima destruída e pode querer mudar tudo sobre si mesmo para ter aprovação.
Comportamento Submisso
A pessoa dependente emocionalmente se coloca inteiramente a disposição do outro, em busca de agradar a ele para não perdê-lo e se colocando em algumas situações que podem não ser desagradáveis para ela.
Sentimento de culpa
Por sempre querer agradar a todos, a pessoa com dependência emocional pode se sentir culpada quando comete algum erro ou quando acha que as pessoas ao seu redor não estão felizes.
Ciúme possessivo
O dependente emocional pode tentar isolar o outro do contato com mais pessoas, como amigos e familiares. Isso acontece por causa de um sentimento de insegurança, medo constante de perder o outro, ou, de deixar de ser o centro de tudo para o outro.
Baixa autoestima
A pessoa dependente geralmente se sente inferior as outras pessoas, incapaz de realizar tarefas e inseguro, o que faz com que ela se coloque numa posição submissa de querer sempre agradar o outro e de querer que o outro supra as suas necessidades.
Além disso, em caso de relacionamento romântico, ela pode não achar que merece o companheiro, se sentindo inferior.
Necessidade de atenção
A pessoa tende a querer estar conectada a outra a todo o momento, demandando atenção e interesse por parte do outro. Se estiverem distantes, o dependente pode solicitar constante comunicação por mensagens ou ligações.
Necessidade de aprovação
A pessoa que é foco da dependência pode receber demandas de reafirmar o parceiro. Isso porque o dependente espera ser aprovado e reconhecido pelo outro a todo momento, para que ele possa se sentir bem, capaz e seguro.